domingo, 30 de janeiro de 2011

A Fauna e a Flora do período bíblico

Animais e Aves da Bíblia

"Antes da época de Abraão ovelhas e cabras já pastavam nos montes acidentados de Israel e forneciam leite, queijo e carne. A lã era usava para fazer vestime4ntas e sempre foi muito valiosa.

Os campos mais férteis de Gileade e Basã, a leste do rio Jordão, fizeram com que essas regiões ficassem famosas por causa do gado.




Camelos e jumentos eram animais de carga e transporte de pessoas nos países do Oriente Médio desde os primórdios.


No Egito vamos encontrar os cavalos na época de José, ali, eles puxavam carruagens e eram montados pelos soldados em batalha.

Um número bem maior de animais selvagens habitava a terra de Israel nos tempos bíblicos, do que se conhece agora:

lobos, leões e ursos, raposas e chacais, jumento selvagem, o íbex, veados e gazelas, camundongos, ratos e outros pequenos animais.



Havia muitas cobras inofensivas, e outras, cujos ataques podiam ser letais, inclusive víboras, que possivelmente, picaram os israelitas durante as jornada pelo deserto. Havia também gafanhotos que ocasionalmente, vinham em nuvens e destruíam tudo.

No lago da Galiléia havia uma grande variedade de peixes.
Em terra, uma variedade de habitat, do semi tropical ao árido, contribuiu para a riqueza de pássaros que podem ser encontrados em Israel. Numa importante rota migratória da África para a Europa e a Ásia Ocidental, entre primavera e no outono, muitos pássaros são vistos em Israel além dos nativos. A Bíblia cita alguns desses: a águia, o abutre, a coruja, a cegonha, a garça, a andorinha, o pardal, a codorniz, a perdiz, a rolinha, a pomba, a gralha e o corvo.


Árvores e Plantas

Atualmente, algumas áreas descampadas de Israel podem ter sido regiões de florestas em tempos bíblicos. A árvore do deserto é a acácia, usada pelos israelitas para construir a Arca da Aliança e partes do Tabernáculo. Carvalhos, abetos, ciprestes e pinheiros cresciam nos montes.

Álamo, salgueiros, tamargueiras e loureiros formavam densas moitas ao longo das margens do rio Jordão.

As mais importantes eram as árvores frutíferas: vinhas e oliveiras, figueiras, romeiras, tamareiras e amendoeiras.
O cedro usado para o palácio do rei Davi e o Templo de Salomão foi importado do Líbano.

Plantas e Ervas

Os contrastes de clima resultavam numa variedade de plantas e flores silvestres.

Os montes da Galiléia exibem uma exuberância de flores: ciclamens, papoulas, narcisos açafrão, anêmona, margaridas amarelas e muitas outras.


Ervas e especiarias sempre foram valiosas, algumas por seu uso medicinal, outras pelo sabor. Entre as mais comuns encontramos: cominho, endro, alho, anis, hissopo, arruda, menta e mostarda. Em Israel há mais de 120 tipos de ervas daninhas e espinheiros."

Fonte: Manual Bíblico, Ed. SBB pág. 38, 39, 40,41

Nenhum comentário:

Postar um comentário