sábado, 7 de maio de 2011

Projeto Desperta Débora

Mães de joelhos, filhos de pé!

O projeto


Desperta Débora tem base bíblica na passagem de Juízes capítulo 4 quando Israel enfrenta um dos mais difíceis momentos de crise interna. O nome Desperta Débora veio da leitura de Juízes 5: 7-12. Débora foi uma juíza que se levantou como mãe para defender Israel - sua nação.

O Desafio

Neste texto ela desafia a si mesma dizendo: "Desperta Débora, desperta, acorda!" Para nós hoje esse é o lema: Mães de joelhos, filhos de pé!

Resumo histórico

O povo de Israel saiu do Egito em direção a Terra Prometida depois de um longo período de escravidão sob as mãos impiedosas de Faraó. Para libertar o povo Deus chama a Moisés. O futuro líder de Israel também se coloca como mediador, líder espiritual e conduz os filhos de Jacó pelo deserto por um período de 40 anos.

Ao chegar próximo ao seu destino, Moisés morre e deixa Josué como seu sucessor. Como líder espiritual e militar é através de Josué que Israel conquista seu espaço naquele território. Um processo longo e árduo, mas que garantiria o cumprimento da promessa feita ao patriarca Abraão em épocas longínquas.

Após a morte de Josué e seus sucessores, encontramos o povo de Israel, já instalados na terra mas enfrentando as dificuldades da vida segregaria. É quando o povo de Deus tem declínios em sua vida religiosa e alguns passam a adorar os deuses de seus vizinhos, quando a exigência do Eterno era para que toda a adoração fosse direcionada ao Único (echad) Deus.

Para fazer prevalecer sua vontade, Deus permite que Israel seja ameaçado pelos povos circunvizinhos que ainda habitavam naquela região. Assim, alguns deles: cananitas, filisteus, midianitas e outros atacavam e prevaleciam sobre o povo de Deus e os fazia pagar tributos, ameaçavam e roubavam a colheita. desesperados, clamavam e choravam diante de Deus que levantava Juízes para livrar o povo das mãos dos seus inimigos.

Contexto Sócio-cultural da época

É nesse contexto sócio-cultural e espiritual que encontramos Débora como juíza de Israel (Jz 4.4-5). Jabin, rei de Canaã, já oprimia Israel há cerca de vinte anos e o texto bíblico afirma que ele agia violentamente contra o povo.

Débora – Mulher, esposa, mãe, juíza e profetiza, agora tinha uma missão importante: livrar o seu povo das mãos de Jabim – além de todos esses atributos acrescentaremos mais um: guerreira.

Como mulher, Débora tinha um marido: Lapidote. Tinha um lar, obrigações.

Como mãe, A Bíblia não faz referência aos seus filhos, mas agora ela adotava todo Israel (cap.5.7)

Como Juíza, Débora era responsável por julgar todas as causas civis do povo (Cap.4.5)

Como Profetiza, Débora servia de mediadora entre o povo e Deus. Era responsável por transmitir a Lei e os mandamentos que Deus ordenara, bem como Sua vontade absoluta (cap 4.6)

Como Guerreira, Débora agora estaria na frente de batalha, junto com Baraque e 10.000 homens da tribo de Naftali e Zebulom.

É interessante que, ao falar com Baraque sobre a vitória que Deus já havia determinado para Israel, Débora expõe uma estratégia de guerra, cuja vitória se daria no monte Tabor (Vs 6). Por alguma razão Deus havia escolhido aquele lugar para mostrar que Ele ainda era Deus em Israel. Nossa estratégia de guerra hoje é orar por nossos filhos e filhas.

A Campanha Desperta Débora tem o objetivo de conscientizar as mulheres e mães da necessidade de orar pelos filhos. Apresenta Débora como uma mulher que, apesar de todas as demais obrigações, se desperta para levantar como mãe em Israel, como aquela que se preocupa, como aquele que escolhe o melhor para os filhos, como aquela que luta incansavelmente para que o filho seja vitorioso.

Quem são as Déboras de hoje?

São mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais, de qualquer denominação, comprometidas a orar diariamente por seus filhos e pela juventude, por no mínimo 15 minutos diários.

Hoje já são mais de 70.000 mães cadastradas em todo o território brasileiro e até no exterior. A Liderança do Desperta Débora é composta por mais de 1.500 coordenadoras locais de Cidades, de Estados, Regionais e Nacional.

A vitória de Débora no campo de batalha foi a vitória de todo Israel.
A vitória dos nossos filhos é a resposta as nossas orações!

Os idealizadores do projeto

Rev. Jeremias Pereira da Silva (centro)

Ana Maria Pereira (esquerda)
Foi a primeira Coordenadora Nacional do Desperta Débora.





Falecida em Fevereiro de 2000, é autora da frase que hoje é um dos lemas do movimento: "Não colocamos filhos no mundo para povoar o inferno, queremos ver nossos filhos rendidos aos pés de Jesus!"

Rev. Marcelo Gualberto da Silva (direita)
Diretor Nacional da MPC - Mocidade Para Cristo Do Brasil. Atualmente pastoreando a Congregação Presbiteriana Central de Belo Horizonte. Foi Coordenador do Desperta Débora por 13 anos.

Mais detalhes no site: http://www.despertadeboras.com.br/



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário