quinta-feira, 31 de março de 2011

A Elasticidade da Língua Portuguesa

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado há 18 anos e só agora sai do papel para ser adotado a partir do ano que vem. O objetivo dessa reforma é sincronizar a ortografia de todos os países que falam português acabando com as diferenças existentes entre eles. Lá se foram o trema, acentos, travessões, hífens, etc. Agora, se ficou mais fácil de escrever ainda não sabemos, estamos nos adaptando aos poucos.

Enquanto isso... No dia a dia sofremos mudanças radicais no que diz respeito ao significado das palavras e sempre surge uma frase que passa a fazer parte do cotidiano, mesmo que seja por um curto período.

No artigo Fariseu é mesmo sinônimo de Hipocrisia??? escrito há pouco tempo denuncio essa forma errônea de descrever o Farisaísmo da época de Jesus. São inúmeras as vezes que esse termo fariseu é exposto de forma pejorativa.

Ao contrário da palavra devassa, cujo significado no Dicionário Informal Online refere-se a uma pessoa ordinária, leviana e em outros se refere a uma averiguação minuciosa de documentação. No entanto, após o lançamento da cerveja Devassa, a palavra recebeu um novo significado: descontraído, desinibido, alegre. A proposta da propaganda é mostrar o lado liberal dos sentimentos e afirma que “todo mundo tem o seu lado devassa” é é claro que eles estão falando do consumo da cerveja. Mas antigamente, chamar uma pessoa assim era manchar a reputação dos outros. E agora é elogio!

Mas o que me chamou atenção na última terça-feira foi na final do programa Big Brother Brasil. A premiada com um milhão e meio de reais foi a Maria. Com seu jeitinho inocente, meigo e atrapalhado e todos os seus “ah gente”, “o que foi?” o que eu fiz?” e aquele sorriso encantou o povo brasileiro. A moça paulista uniu forças ao lindíssimo médico Wesley e juntos chegaram na final. Ao sair da casa o apresentador do Reality Show Pedro Bial afirmou que um novo VERBO foi criado na Brasil: Mariá. Assim, em sua nova conjugação... Eu Mario, Tu Marias, Ela Mariô...

Falando sério, a febre dos slogans que contamina a população pode ter o seu lado bom. No anúncio da Seguro Bradesco a frase que pegou é: “Mas vai que...” e a propaganda na TV é excelente! Parabéns também para o garoto propaganda da Embratel com seu “Tá barato pra caramba!” Para a Pepsi a bola da vez é "pode ser?"

Sem cometer injustiças temos que falar do nosso famoso McDonald`s com seu “amo muito tudo isso!” Falando em estilos... VOCÊ TEM ESTILO, A RENNER TEM TODOS! Mas pra C&A é Tá na moda tá na C&A! E quem vai duvidar da Riachuelo essa é a moda!

Arrasando mesmo vem a propaganda da Bombril com mulheres lindas e talentosas só pra dizer que “os produtos que evoluíram com as mulheres!” Show de bola!

Eu vou parando por aqui, mas se aparecer alguma novidade eu volto pra comentar!





Marion Vaz

sábado, 26 de março de 2011

Caminho de Daniel


 

“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção de manjar do rei”

Não podíamos falar de renúncia sem observarmos o exemplo de Daniel: Ele resolveu no seu coração não se contaminar. Ele não fez alarde, não propagou sua determinação, a não ser para os chefes dos eunucos, mas resolveu com sigo mesmo. Isto é firmeza de caráter. Ele rejeitou o banquete que o rei oferecia. Foi uma resolução solitária, sem coação, sem obrigatoriedade, sem correntes.

Em toda história bíblica há homens e mulheres de caráter forte, vontade inabalável, raciocínio firme e indiscutível. Aos quais, D-us honrou, dando livramento. A fidelidade de Daniel não deixou brechas para seus opositores acha-lo em alguma falta, nem ocasião contra ele (Dn 6.4). Este versículo termina afirmando que “não se achava nele nenhum vicio, nem culpa”. Ele nos apresenta o caminho da vigilância e do autocontrole.

Notemos que os Impérios (também o Babilônico), tinham um período determinado para se estabelecer e para desaparecer. No apogeu, tinham poder para exilar os homens e conquistar suas terras, recebiam tributos, forçavam-nos aceitar sua cultura, idioma e crença. Em meio a toda opressão, Daniel e seu companheiros se opuserem a participar de seus cultos idólatras - Dn 1.16; 3.12.

É isto que o Senhor espera de nós, que rejeitemos firmemente o que o mundo nos tem oferecido. Quantos não percebem a sutileza de Satanás? Você já pensou que o segredo pode estar na soberania de D-us em nossas vidas e na determinação de sermos fieis a ele? Parece um caminho difícil de percorrer. Mas existem outros exemplos na Bíblia que nos ajudarão a tomar essa decisão. Prepara-se que agora vai esquentar!

E sete vezes mais!


Do Livro Razões de uma Caminhada de Marion Vaz

Caminho da Fornalha Ardente

“Não farás para ti imagem ou escultura, nem semelhança alguma do que há em cima do céu, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso...”
(Deuteronômio 5.8-9).

Esse Mandamento ou Mitzvah (Hb) dado a Moisés no monte Sinai percorreu várias gerações até chegar a fase mais crítica da história de Israel, o cativeiro. Ali, na Babilônia, três homens não se incomodaram com o decreto do rei Nabucodonozor, nem na sentença aos infratores. Diante da estátua de ouro ficaram em pé e não se curvaram para adorarem-na. Ouviu-se o som de trombeta e demais instrumentos musicais, houve alarido entre o povo, joelhos se dobraram perante a imagem. Mas Sadraque, Mesaque e Abede-Nego relutaram em seus corações a participar daquele culto.

Desde pequenos, foram ensinados nos mandamentos de Moisés, e que não havia outro Deus além do Deus de Israel. Estas palavras foram fixadas em suas mentes (Dt 6.4-7) durante a infância e a adolescência. Mesmo agora vivendo cerca de vintes anos na Babilônia, num ambiente espiritualmente hostil e totalmente oposto a sua pátria, e obrigados a usar um nome babilônico e a trabalhar para o rei, permaneceram fiéis a Deus.

Mesmo diante da presença constrangedora do rei (Dn 3.15), suas atitudes foram firmes, eram homens de caráter. Mas o que é caráter? É a firmeza de pensar e agir de acordo com as normas determinadas. Mas não é assim que muitos vivem. Alguns negam a fé quando se vêem constrangidos pelos amigos ou pelas circunstâncias.

Mas eu queria chamar a atenção para a declaração que os homens da nossa história fizeram: “ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei” (v 17). As fornalhas eram usadas na Babilônia para cozer tijolos, mas execuções nelas não eram incomuns. Verifique o capítulo 3.6 e também Jeremias 29.22.

O caminho de Hananias, Misael e Azarias não foi o caminho do desespero, da dúvida, mas sim da renúncia: “E se não (livrar) fique sabendo, ó rei, que não servimos a teus deuses, nem adoramos a estátua de ouro que levantaste” – Vs. 18 (grifo meu).

Reflexão:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”


Do livro Razões de uma Caminhada
de Marion Vaz

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mãe é tudo igual

A vida tem dessas surpresas, umas boas, outras ruins e outras tão maravilhosas que não dá vontade de olhar pra trás!

Ontem, quem diria? Eu dava muito trabalho, fazia pirraça, chorava, tinha medo de tudo! Usava fraudas e chupetas! Fazia biquinho se não queria obedecer e tantas outras coisas que eu nem me lembro, mas que minha mãe fez questão de contar!

Hoje, quando acordo mais cedo, ou bem de madrugada quando ouço aquele chorinho corro com coração descompassado! Que bom! Está tudo bem! Olho no espelho e tenho olheiras que qualquer maquiagem pode esconder, mas não troco elas por nada! Pois só a satisfação de ver meu bebe recompensa tudo.

Ontem, eu era a criança, menina, adolescente com todas aquelas malcriações que só a gente sabe fazer! Que tempo bom quando era só fazer um charminho pra ter tudo o que queria!

Hoje, ao olhar minha filha, talvez me arrependa de alguma dessas coisas e penso naquela velha “lei do retorno”, que a gente nem sabe se existe! Mas é nesse sorriso meigo e inocente que concentro todo o meu pensamento e a esperança de um futuro feliz.

Ontem, sei que tentei ser boa filha, que obedeci, que mesmo contrariada ouvia tudo que minha mãe dizia. O certo é que ela sabia o que era bom pra mim. Hoje, fico pensando se posso ser tão boa mãe quanto ela foi, tão paciente, tão amorosa!

O jeito é seguir seus conselhos e nunca abandonar o meu Deus. Entregar a Ele a minha vida que já era dele, o tempo todo, por causa das orações da minha mãe. Acho que vou fazer como ela e entregar nas mãos do Todo Poderoso a vida da minha filhinha. Certamente Ele e somente Ele sabe o que é melhor pra nós.

Ontem eu era o bebe, hoje eu sou a mãe! E me surpreendo sentindo as mesmas emoções e os mesmos medos que ela dizia que sentia e depois de refletir tudo isso, só tenho algo a declarar: Mãe é tudo igual!

Poema Dedicado a minha sobrinha Roberta

Marion Vaz

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dengue - Mosquito que mata

A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização.



Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).

A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Previna-se!!


Fonte:http://www.dengue.org.br/dengue.html

domingo, 20 de março de 2011

Barack Obama In Rio



Perante as 2200 pessoas que encheram o Theatro Municipal, Obama salientou os avanços económicos do Brasil.




Ele apontou ainda para o muito que une os dois países, que devem relacionar-se como “parceiros iguais” e com interesses comuns. Ambos precisam de mais educação, infra-estruturas, expansão do comércio, novos postos de trabalho, exemplificou. “Como dois países que foram enriquecidos pela nossa herança africana, é fundamental que nos ajudemos a sair da pobreza. Este é um compromisso que devemos assumir juntos”



Na manhã de hoje ao visitar a comunidade Cidade de Deus na zona oeste do Rio quebrou o protocolo e fez embaixadinhas.




Após assistir a apresentações de capoeira e de ritmos típicos do país, Obama deixou a sede da Fundação para Infância e Adolescência(FIA)e caminhou rapidamente pela Rua Israel, onde acenou para a população, que demonstrava bastante entusiasmo. Ele chegou a mandar beijo para um grupo de moradoras.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mar em Fúria

A tragédia que abalou o norte do Japão após um grande terremoto seguido de Tsunamis, me fez lembrar uma passagem do Novo Testamento (Mc 4.35) quando Jesus acalma uma grande tempestade.

Atordoados, os discípulos tentavam em vão controlar a embarcação. As águas do Mar da Galiléia estavam bastante agitadas e balançava o barco de tal forma que os experientes pescadores já estavam perdendo a esperança de chegarem à outra banda.

Imagine um Mar em Fúria, o barco pesqueiro completamente desprovido de equipamentos para tal ocasião e seus tripulantes sendo quase jogados para fora por causa dos ventos fortes e do mar agitado.

Certamente por diversas vezes já haviam passado por apuros em alto mar, já haviam enfrentado tempestades parecidas, já que aquele fenômeno não era de todo desconhecido para alguns dos discípulos.

No entanto, diante da fúria da natureza estavam perplexos, esgotados, enfraquecidos e sem esperanças. Até que alguém se lembrou do Mestre. Jesus dormia tranqüilo como se não pudesse ser abalado por coisa alguma. Aos berros (imagino) alguém entra correndo, talvez tropeçando em algum objeto gritando para acordar Jesus.

Quase sem fala, gesticulando muito, coração descompassado, com as roupas molhadas, sacudindo água para todos os cantos, o homem consegue chamar a atenção do Mestre.
- Vamos morrer! Grita enlouquecido.

Jesus acorda com os gritos e a insistência do discípulo e tenta entender nas meias palavras e no gesticular do homem desprovido de fé, o porquê de tanta confusão. Com toda a calma que lhe era costumeira em determinadas ocasiões, Jesus levanta e se dirige ao convés.

De fato, concorda com a agitação dos homens e seus rostos cobertos de pavor: Ondas gigantescas cobriam o barco, ventos parecidos com furações arremessavam a embarcação de um lado para outro. Os discípulos olham assustados para o rosto sereno de Jesus. Não havia espanto, não havia pavor, não havia o desespero comum que encontramos nas pessoas que enfrentam um vendaval como aquele. O Homem da Galiléia simplesmente levantou os braços e com voz mansa ordenou a natureza que lhe obedecesse.

Diante dos olhos esbugalhados dos discípulos a tormenta se converte em calmaria. Acima deles o céu enegrecido torna-se tão azul como num dia claro de verão. Com o mar calmo o barco segue adiante. Jesus volta ao seu lugar de antes para descansar alguns minutos. Diante de tão grande revelação, os homens ainda se perguntavam: “Quem é este que até o mar e o vento lhe obedecem?”

Ao completar uma semana da catástrofe ocorrida no Japão, as imagens impressionantes nos deixam perplexas por causa da destruição causada pelo Tsunami que invadiu as cidades e a fúria das águas que assaltaram as casas e vitimaram milhares de pessoas e tantas outras mil ficaram sem moradia.

É difícil imaginar a dor que cada família tem sentindo nesses últimos dias. O perigo da contaminação pela radiação nuclear fez o povo abandonar o seu pequeno mundo.




A dor, o medo, a angústia que com crueldade ainda persegue a população me fez parar para pensar que naquele exato momento, quando aquelas ondas se aproximaram da praia, com sua violência e seu descaso pela vida humana, diferente da passagem bíblica apresentada não havia ninguém para ordenar: “Mar Aquieta-te!”

A presença de Jesus no barco é hoje um dos temas mais freqüentes nas pregações em púlpitos de igrejas. A relação crente e Jesus têm sido discutida em diversas palestras para incentivar o homem a uma maior comunhão com Deus. Mas naquele exato momento em que as águas do oceano invadiram a costa japonesa certamente muitas daquelas pessoas pensaram e pediram ajuda divina.



Marion Vaz

sábado, 12 de março de 2011

Japão A terra treme, o mar se revolta e a população sofre!


Com uma população de 127.560.000 (2009) o Japão sofreu essa semana uma das maiores catástrofes dos últimos tempos: Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter seguido de tsunamis.



A localização do arquipélago japonês, situado entre três placas tectônicas, ajuda a explicar a freqüência com que o país oriental sofre abalos sísmicos e a magnitude com que isso acontece. Placas tectônicas são blocos rochosos, alguns de dimensões continentais, que dão sustentação à superfície da Terra.

O arquipélago do Japão está localizado entre as placas Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico. Cada placa resulta de "colagens" de placas anteriores, formadas há milhões de anos. Por isso, sua formação é cheia de falhas.




Basicamente, é a movimentação dessas falhas que provoca terremotos. Podem causar também deslizamentos de terra, tsunamis e até mudanças na rotação do planeta.





Mais de mil pessoas morreram e esse número tende a subir vertiginosamente porque 100 mil estão desaparecidas por causa do terremoto e do tsunami que atingiram o Norte do Japão, segundo estimativas de fontes citadas pela agência de notícias Kyodo.



Na cidade portuária japonesa de Minamisanriku atingida pelo terremoto e o subsequente tsunami. Nove mil e quinhentos moradores desapareceram numa população que soma pouco mais de 17 mil pessoas.

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter foi um dos piores registrados na história do país asiático e provocou um alerta mundial no Círculo de Fogo do Pacífico. É esperada a chegada também de grandes ondas no Continente Americano.



O terremoto que ocorreu por volta das 15 horas locais e durou aproximadamente dois minutos, provocando ondas que chegaram a seis metros causando prejuízo de 50 bilhões de dólares.



O número de indivíduos expostos à radiação da usina nuclear em Fukushima, nordeste do Japão, pode chegar a 160, disse um funcionário da agência japonesa de segurança nuclear neste domingo. Nove pessoas já haviam mostrado uma possível exposição à radiação da usina mas a estimativa das autoridades sugerem que este número poderia subir entre 70 e 160.

Os sistemas de refrigeração mostraram defeito em um segundo reator nuclear e funcionários tiveram que bombear água do mar no reator para evitar o desastre maior.



O governo japonês já retirou cerca de 200 mil pessoas que vivem nos arredores da central nuclear de Fukushima.

No link http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2364-terremoto-atinge-o-japao#foto-46582 Você pode ver todas as imagens.



Fonte: http://www.google.com.br/

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos.

Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova York. A data foi comemorada durante as décadas de 1910 e 1920. Em seguida, caiu no esquecimento. A celebração foi retomada na década de 1960, sendo adotada oficialmente pelas Nações Unidas em 1977.

Ontem comemoramos esse dia, algumas mulheres foram homenageadas, outras receberam brindes, flores, bombons, parabéns pelo Orkut e Facebook.




Outras não foram tão felizes assim e como era de se esperar nem mesmo seus maridos lembraram-se dessa data. Como também era carnaval, muitas mulheres mostraram seu talento e rebolado em Blocos de foliões e Escolas de Samba.

Hoje, quarta-feira de cinza é hora de recolher os “cacos” e economizar energias para o restante da semana.



A “Mulher Maravilha” volta ao seu estado normal e assume suas obrigações de:





Mãe: Mãeeee! O Julinho me bateu! A culpa é dela!

Esposa: O almoço está na mesa! Oi amor, sim querido, claro que eu te amo... O jornal? Tá aqui! (RRRRRRR!)

Companheira: Tudo bem amor, a gente vai achar uma solução! Na saúde e na doença... Na riqueza e na pobreza... Lembra?

Enfermeira: Buá! Tá doendo! Bua!!!

Advinha: Cadê minha bola! A senhora viu meu celular? Viu minha bolsa?

Amiga:
Isso é hora de chegar? Ainda bem que seu pai dormiu mais cedo! Não chora...
Ele vai te ligar! Como assim já beijou? Quer dizer... Que lindo... Mas cuidado!

Comerciante: Tenho que comprar arroz, feijão, carne. Ovos, leite... Tenho que fazer milagre no Supermercado... Acho que estou esquecendo algo...

Economista: %%% Dinheiro para o aluguel, % compras do mês, % prestação, % %cartão de crédito... %Escola %...

Advogada: Alto lá, não fala assim do meu filho não! Ele é um bom garoto!

E toda aquela infinidade de tarefas que só nós mulheres temos a capacidade de colocar sobre os ombros por aqueles que amamos!

A todas as mulheres deixo essa esperança:



Felicidade é algo que se pode alcançar!




Marion Vaz

sábado, 5 de março de 2011

Quem matou Jesus Cristo?



“Papa Bento XVI fez uma desoneração ampla do povo judeu pela morte de Jesus Cristo em um novo livro, abordando um dos temas mais controversos do cristianismo.” 1



A notícia que repercutiu no Jornal Haaretz e em todos os noticiários do mundo isenta o povo judeu (como um todo) pela morte de Jesus.

Em seu livro Jesus de Nazaré o Papa Bento XVI ofereceu uma meditação muito pessoal sobre os primeiros anos da vida de Cristo e seus ensinamentos. Esta segunda parcela, que será lançado 10 de março, diz respeito à segunda metade da vida de Cristo, sua morte e ressurreição.

Benjamin Netanyahu, Primeiro Ministro de Israel, enviou uma mensagem ao papa na quinta-feira dizendo: "Eu o elogio por rejeitar vigorosamente em seu último livro uma acusação falsa que deu origem ao ódio contra o povo judeu por muitos séculos"

Em 1965, o Concílio Vaticano já havia publicado um documento conhecido como Nostra Aetate, que rejeitava completamente a ideia da culpa judaica pela morte de Jesus e condenava qualquer afirmação de que os judeus era um povo rejeitado por Deus. Tal declaração deve ter tido como base Isaías 41.1 "Assim diz o Senhor que te criou o Jáco e que te formou ó Israel: Não temas porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tú és meu"


Analisando os quatro Evangelhos que retratam a vida de Jesus em suas diversas fases, reparamos que todas as passagens sobre a crucificação apontam como agressores físicos de Jesus os soldados do Império romano. (ver Mt 27.26-37; Mc 15.15-24; LC 23.33-38; Jo 19.23-24).

O fato de lavar as mãos também não isenta Pilatos de sua parcela de culpa!

Observe que em todas as traduções feitas ao longo dos anos para qualquer idioma, sejam em versões corrigidas ou atualizadas, todas as atrocidades cometidas contra Jesus foram feitas por soldados romanos. Foram eles que, por ordem de Pilatos açoitaram, cuspiram, lincharam, humilharam, crucificaram, usaram pregos em suas mãos e pés, colocaram coroa de espinho, ofereceram vinagre, repartiram suas vestes e tripudiaram sobre o condenado e para se certificarem, que estava realmente morto, furaram seu lado com uma lança! E fizeram isso sem qualquer constrangimento!

A morte por crucificação era comum em todo Império, por isso além de Jesus havia outros dois homens na mesma situação. Quem eram eles? Quais os seus nomes? Eram judeus? Tinha algum familiar por perto? O texto bíblico não exprime qualquer comoção com o sofrimento deles! A minha versão diz que eram malfeitores. Todo relato se concentra apenas em Jesus e toda interpretação bíblica gira em torno de sua obra salvífica!

Assim, mesmo que toda responsabilidade tenha sido repassada para a "aristocracia do Templo em Jerusalém e as massas que preferiram soltar Barrabás” conforme declaração papal, não se constitui culpa alguma ao Sinédrio, pois o Conselho composto de 71 pessoas que representavam a autoridade suprema no campo religioso, político e judiciário do povo judeu, estava convicto de seus direitos e deveres.

Embora membros da Corte Judaica tenham tido a iniciativa de levar Jesus a Pilatos para ser julgado e condenado por blasfêmia, pois na época os judeus embora gozassem de liberdade religiosa não tinham permissão para matar alguém e na hora da crucificação estivessem presentes, não há relato de que qualquer um tenha estado perto o bastante para tocar em Jesus.

É importante ressaltar que segundo as leis judaicas nenhum judeu praticante, ancião, doutor da Lei, sacerdote, levita, fariseu ou saduceu (termos utilizados no NT) tocaria num homem ensangüentado ou semimorto, as vésperas do Pessach! Segundo a Torah era estritamente proibido chegar perto de um morto como se lê em Levítico 21.4 e Números 19.11-15 com a penalidade de ter que ausentar das atividades do Templo até o prazo estipulado para purificação. Era véspera do Shabat! Véspera do Pessach!

Toda perseguição ao povo judeu com base na morte de Jesus (Deicídio) foi um ERRO alimentado pela interpretação errônea de textos bíblicos, pelo fanatismo de líderes religiosos e pelo anti-semitismo. Como os judeus haviam declarado:“o seu sangue (de Jesus) caia sobre nós e sobre nossos filhos”, até mesmo os primeiros apóstolos como Pedro (Atos 3.15) e Paulo (1 Ts 2.15) levaram suas acusações ao extremo. Também poderíamos citar Lutero em sua obsessão de converter judeus e todas as suas declarações maléficas e uma lista sem fim de inimigos da fé judaica que pode ser pesquisada na Google.

E já que estamos a um passo da verdade, se houve esse pecado o próprio Jesus na hora da crucificação intercedeu por todos clamando: “perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). É interessante que tal declaração passe despercebida e que teólogos afirmem que o ladrão crucificado ao lado de Jesus recebeu o perdão dos pecados de imediato (Lc 23.43)!

Mas, deixando o ponto de vista histórico para entrar numa questão dogmática, é indiscutível que o Cristianismo está alicerçado no fato de que "Jesus se ofereceu como sacrifício vivo e agradável a Deus para salvação da humanidade". O versículo ícone da crença está em João 3.16 que diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que...” No capítulo 10 o próprio Jesus afirma que ele era o bom pastor e dava a sua vida pelas suas ovelhas (v 11), e que “...ninguém a tira de mim e eu mesmo a dou...” (v 18).

Esse sacrifício pessoal e intransferível pode se notar claramente no episódio da agonia no Jardim do Getsêmani (Mt 26.39), e que transformou-se na doutrina que rege a fé de milhões de pessoas: “Cristo morreu e ressuscitou para remissão dos pecados de todo aquele que crê”. Já em Apocalipse 13.8 lemos que “o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo” e o pecado de Adão trouxe morte espiritual a todos os homens (Romanos 5.12).

Interpretações ao longo dos textos da Tanach apontam que Deus instituiu Leis e sacrifícios de animais para aplacar sua ira e perdoar os pecados do homem. Já no Novo Testamento tais sacrifícios seria substituídos pelo de Jesus. Também é comum ouvirmos crentes em todo o mundo afirmarem: “Cristo morreu por causa dos meus pecados!”


Uma reportagem num jornal de grande circulação afirmava que Cristo havia morrido de enfarto! Arqueólogos em Israel descobriram um homem do século primeiro que devido ao tipo de enterro (parecidíssimo com o de Jesus) levou a suspeita de que Jesus era leproso! Afinal, o que ou Quem matou Jesus?

Com base em todas essas afirmações pergunto: Se tudo foi meticulosamente planejado por Deus, e se por causa do pecado do homem (que faz separação entre o Criador e a criatura) Jesus se ofereceu como sacrifício pleno, por que os judeus foram alvos de críticas e perseguições? Por que foram acusados sem terem culpa?

A morte e ressurreição de Jesus e a formação de uma nova religião monoteísta não deveria ser nenhum problema para a coexistência pacífica com Israel nos dias de hoje. Assim, acreditamos que a declaração do Papa Bento XVI só vem confirmar aquilo que está exposto na própria Bíblia.

A nossa esperança é que tais argumentos modifiquem a maneira de encararmos os textos bíblicos. Aí sim "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" do ódio, do preconceito, da intolerância religiosa, da ignorãncia e da falta de amor ao próximo! Aí quem sabe? "os teus pecados são perdoados"!?


O que nos leva ao segundo passo do nosso artigo: o respeito às tradições e a fé judaica. Israel prevaleceu contra seus inimigos ao longo dos anos e os judeus preservaram a essência do Judaísmo e sua fé no Deus Único.


Para aqueles que insistem nessa perseguição religiosa ao povo judeu não seria à hora de rever seus próprios conceitos? Trago a lembrança uma observação exposta no livro de Atos 5.38-39 e que é bem oportuna:

“...porque se esse Conselho ou essa obra é de homens, se desfará. Mas, se é de Deus, não poderei desfazê-lo; para que não aconteça serdes achados combatendo contra Deus.”


Marion Vaz


1 Fonte: http://www.haaretz.com/jewish-world/

terça-feira, 1 de março de 2011

Parabéns Rio de Janeiro

A Cidade do Rio de Janeiro completa hoje 446 anos desde a chegada de Estácio de Sá nessas terras desembarcando na praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, atual bairro da Urca.

O navegador português achava que se tratava da imensa foz de um rio. Mas não era. No dia seguinte, em 1º de março de 1565, ele fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.



A cidade do samba, das belas praias, do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor será a cidade palco da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.



Quem quiser saber um pouco mais sobre a Cidade Maravilhosa entre no site http://www.rioguiaoficial.com.br/rio-de-janeiro/tours

A cantora e compositora gaúcha Adriana Calcanhoto em sua canção dá uma pequena amostra do jeitinho carioca:

“Cariocas são bonitos, Cariocas são bacanas, Cariocas são sacanas, Cariocas são dourados, Cariocas são modernos, Cariocas são espertos, Cariocas são diretos,Cariocas não gostam de dias nublados!

Cariocas nascem bambas, Cariocas nascem craques, Cariocas têm sotaque, Cariocas são alegres, Cariocas são atentos, Cariocas são tão sexy, Cariocas são tão claros, Cariocas não gostam de sinal fechado!”



Marion Vaz