sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ide e Pregai a toda criatura




Um dos atrativos da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que aconteceu no início do mês, foi  a Bíblia em braile, exposta no Stand da Sociedade Bíblica do Brasil. Foi a primeira vez que vi um exemplar tão de perto e pude até tocar. Perfeito para aquelas pessoas que dependem desse recurso para estar em contato com a Palavra de Deus.


Interessante também que a SBB oferece exemplares da Bíblia (versão revista ou atualizada – tamanho bolso) por apenas R$ 2,00 e 2,50. São ótimas para evangelização ou para presentear novos convertidos ou aniversariantes.






O importante é que o Ide e Pregai está em pleno funcionamento, seja através da distribuição de literatura bíblica ou do próprio ato de se falar a Mensagem de D-us a toda criatura. 

O que também pude comprovar ao entrar numa determinada Igreja e ver que havia cadeiras reservadas para pessoas com deficiência auditiva. Além de poderem participar do culto num lugar apropriado, também recebiam todas as mensagens ministradas nos hinos e nas pregações através de sinais.

Observei que havia professores de crianças, capacitados para essa tarefa, o que me fez lembrar essa recomendação de Jesus exposta no Evangelho de Marcos (16.15) 

Outras igrejas também usavam esse tratamento diferenciado em programas de televisão, mas gostaria de parabenizar a ADVEC por essa iniciativa.

Os textos bíblicos, principalmente no livro de Atos mostram o trabalho dos apóstolos de Jesus nessa árdua tarefa de expandir o reino de Deus. Eles testemunhavam do “que haviam visto e ouvido” de cidades em cidades, de aldeias em aldeias. A mensagem basicamente bíblica trazia à memória a morte e ressurreição de Jesus e suas ordenanças, e seus seguidores faziam os mesmos milagres que seu Mestre já havia determinado que fizessem (VS. 17-18).

Assim, nos dias atuais, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis para fazer chegar a toda criatura, a mensagem da Palavra de Deus. Crendo que essa Palavra tem poder de modificar a vida do pecador, fortalecer, instruir em Verdade e também alimentar as nossas almas.

Salmos 103

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. 

Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, 

Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, 

Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. 

O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos. 

Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. 

Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.



Marion Vaz


Só pra quem já andou de BUZÂO


Lá vem ele: azul, amarelo, vermelho, marrom, laranja com preto...  Tanto faz! A cor do ônibus depende do destino! Uns mais modernos outros não! Mas lá está ele, parado na estação, imune  a tudo, imune a todos, esperando a lotação!

E como lota!


Às dúzias,  as pessoas entram e tentam se acomodar aqui, ali, ou pertinho do trocador!

E lá vem mais gente! Em cada parada! Em cada esquina! Já estou até acostumado! Empurra, empurra!  Pisão no pé!  Bolsada! Com licença! Com licença! Desculpe!

Se tiver sorte até consegue senta um pouco, mas tem sempre uma velhinha, ou mãe com criança no colo e como um bom cavalheiro a gente cede o lugar! E tem que sorrir! Tem gente que não levanta não! Finge até que está dormindo! Que vergonha! E lá vamos nós!

E como corre o infeliz até chegar ao destino! E lá vem outra curva, e a gente vai junto de um lado pro outro! Sem pedir licença ele freia e todo mundo vai frente! Quem olha de longe até parece uma dança!

É, tem jeito não! Pior do que andar a pé, é andar de Buzão!


Marion Vaz

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Palavras que mudam o mundo

De repente parei para pensar: O que falta em cada um de nós para que sejamos mais humanos?

Sentimentos omitidos diante do caos que nos rodeia ou diante da necessidade de alguém?

Busquei em mim uma resposta. Vaguei pelo interior da minha mente e do meu coração. Procurei uma razão para acordar a cada manhã.

Nessa busca infinita voltei ao passado recente e chorei completamente inerte, diante da maldade humana, de sua agilidade em magoar, mentir, oprimir e desiludir alguém. 
 
Encontrei falhas! Falhas em mim!

Na pressa de mudar o mundo, esqueci de mudar a mim mesmo!

Esqueci de rever conceitos!  Como era mais fácil apontar os erros dos outros!

Acordei assustada! Olhando tudo ao redor! Procurei caneta e papel.
Estavam lá, escondidinhas, num cantinho qualquer do meu coração! 

Peguei com cuidado, com todo carinho e levei-as comigo até o mais alto monte.

Uma a uma atirei lá em baixo! Foram caindo rapidamente, como se tivessem pressa de atingir alguém!

Ouvi muitos estalos!  Gritos! Gemidos! Choro!

Fiz a minha parte!

Quer saber o que eram aquelas coisinhas?  Palavras!
 
Palavras que mudam o mundo: Fé, Deus, simplicidade, amor, mansidão, pureza, carinho, amizade, paz,  perdão...
                    


Marion Vaz


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Lei e a Graça

É da maior importância compreender o verdadeiro caráter e o objeto da lei moral, como nos é apresentada no livro de Êxodo 20. Existe uma tendência do homem para confundir os princípios da Lei com a os da Graça, de sorte que nem a lei nem a graça podem ser perfeitamente compreendidas. A Lei é despojada da sua austera e inflexível majestade, e a Graça é privada de todos os seus atrativos divinos.
As santas exigências de Deus ficam sem resposta, e as profundas e múltiplas necessidades do pecador permanecem insolúveis pelo sistema anômalo criado por aqueles que tentam confundir a lei com a graça. Com efeito, nunca podem confundir-se, visto que é tão distinto quanto o podem ser duas coisas. A lei mostra-nos o que o homem deveria ser; enquanto que a graça demonstra o que Deus é. Como poderão, pois, ser unidas num mesmo sistema? Como poderia o pecador ser salvo por meio de um sistema formado em parte pela lei e em parte pela graça? Impossível: ele tem de ser salvo por uma ou por outra.

Jesus Cristo e a Lei de Moisés

É interessante observar que Jesus posicionou-se claramente a favor do código legal mosaico, pois disse:
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17).
Entretanto, Ele rejeitou com veemência as ordenanças humanas e as obrigações impostas apenas pela tradição judaica (compiladas, posteriormente, no Talmude), afirmando:
“Negligenciando o Mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que podereis aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes” (Mc 7.8-13).
Jesus defendeu firmemente a Palavra de Deus. Ele considerava o Pentateuco como realmente escrito por Moisés, inspirado por Deus e normativo para Sua própria vida e Seu ministério, pois afirmou: “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um yod  ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus” (Mt 5.18-19).


Ver artigo completo em http://www.beth-shalom.com.br
 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

“Não ousou ser igual a Deus”



O texto bíblico de Filipenses 2.6 afirma a posição de Jesus em relação ao Pai e que ele sendo Deus não ousou ser igual a Deus. Dentro dessa perspectiva observamos nos discursos de Jesus aquela preocupação de dar toda honra e glória a Deus, orando a Deus antes de efetuar alguma cura, ou da multiplicação dos pães e peixes. Enfim, desde o início de se ministério terreno até a sua morte, e morte de cruz, Jesus rendeu ao Pai toda a glória que lhe era devida.

Interessante o fato de que para os cristãos Deus é trino, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, o que difere e muito da religião judaica que só admite um Deus único. Tanto que a base da religião é o Shema: “Ouve o Israel, o Senhor nosso Deus é um” (Dt 6.4). A palavra hebraica utilizada (Echad) não deixa margens para dúvidas.

Estudiosos da Bíblia afirmam que a presença desse Deus trino se manifestou em diferentes estágios da História da humanidade: Deus Pai na criação e na maioria dos fatos narrados no Antigo Testamento, Deus Filho no Novo Testamento, durante o seu ministério terreno, mais precisamente nos livros do Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João. 

Após a morte e ressurreição de Jesus e sua ascensão, o Espírito de Deus passaria a acompanhar os discípulos do Mestre e a Igreja que se formaria no decorrer dos anos. A atuação do Deus Espírito deu-se no Dia do Pentecoste, quando todos que estavam orando num determinado lugar na cidade de Jerusalém foram então batizados com Espírito Santo. O relato pode ser encontrado no livro de Atos 2.

Com o Cristianismo se estruturando através das doutrinas administradas pelos apóstolos e demais pais da Igreja, no decorrer dos anos passou-se a ter em mente as funções específicas  do Deus Trino, que na opinião de muitos não são três deuses, mas um único Deus com características e personalidades expostas no Pai, Filho e Espírito.

Hoje, é costume mencionar a presença do Filho em quase todos os eventos descritos no Antigo Testamento em virtude da doutrina do Trino Deus, a começar pela expressão: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” descrita em Gênesis 1.26. 

Esse “legado”, ou seja, essa inserção da presença de Jesus em episódios do Antigo Testamento quando na verdade apenas Deus Pai estava presente, virou a febre do momento. Por diversas vezes presenciei isso acontecer. 

O fato de Deus ter exaltado Jesus e colocado seu nome sobre todos os nomes para que fosse proclamado por toda a terra, como implica o versículo, não nos dá o direito de substituir a glória de Deus!

Quantas orações são feitas e nem se sabe a quem estão dirigindo a palavra? Todas as orações deveriam ser feitas a Deus em nome de Jesus, mas na maioria, as pessoas se confundem e repetidamente invertem os nomes no meio das orações. 

Não estou com isso desmerecendo o nome de Jesus, pelo qual se pode expulsar enfermidades e demônios. Não!  O nome de Jesus tem poder! Quando usado de forma correta. A simples ideia de que Deus é Onisciente e conhece os corações e “sabe o que queremos antes mesmo de pedirmos”, já é suficiente para que o crente seja relapso em sua atitude de oração e devoção!

Nosso artigo de hoje tem a finalidade de advertir os crentes quanto a esses erros frequentes que às vezes encontramos em hinos, pregações e explanação da Palavra de Deus.

Ao expor o texto bíblico, faz-se referência a Jesus e não a Deus, ou usa-se o termo cristão para personagens tipicamente judaicos como, por exemplo: “Toda a vida cristã de Nicodemos...” alguém acrescentou ao seu sermão.

Outro caso interessante de inverter a glória de Deus quando alguém cita um período da história de Israel descrito no AT pra fazer uma ponte até o NT, e simplesmente diz que foi Jesus que atuou: “Jesus curou Naamã” (?). Um hino lindíssimo traz essa frase: Jesus nunca abandonou um filho seu. (?). Os filhos por adoção são de D-us e co herdeiros com Cristo!

Poderia citar também a dificuldade que se tem de compreender as atitudes do povo de Israel sem conhecer o contexto político, social ou espiritual da época, referente ao texto que se está lendo. Mesmo porque hoje se tem toda a história, mas naquela época os hebreus e posteriormente judeus estavam apenas vivenciando passo a passo sem saber o que aconteceria mais adiante! Com base nas informações que se têm hoje, muitos crentes criticam Israel e isso é errado!

Se o próprio Jesus “não teve por usurpação ser igual a Deus” e diversas vezes em seus discursos deu glória ao Pai, porque hoje estamos agindo assim? O certo é que ao ascender aos céus e o mesmo foi profetizado por fiéis, Jesus assentou-se a destra de Deus (ao lado) e ainda pelos santos intercede (a quem?) ao Pai!

Pela sua maneira de agir, o próprio Pai deu ao Filho a glória que lhe era devida, “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra” Fil 2.10. Agora observe o versículo sequinte: “E toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” Quantas vezes você ouviu esse versículo na integra?

Que D-us a todos abençoe em Nome de Jesus! Amém!


Marion Vaz


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Degraus da Fé



Observe o texto de baixo para cima e descubra onde você está:

7º Degrau - Deus já fez!  Quando se tem certeza do milagre, mesmo que tudo pareça contrário!  

6º Degrau - Deus vai fazer! É quando você passa para a fase das afirmações: Eu tenho fé!   

5º Degrau - Deus pode fazer! Aprendendo a confiar. 

4º Degrau - Se for da vontade de Deus... Deixando Deus agir em qualquer situação conforme a suprema e divina vontade Dele.  

3º Degrau - Talvez Deus faça algo! Quando a fé oscila. Você pensa: Quem sabe o Senhor olhe para mim e me abençoe? 

2º Degrau - E se Deus fizesse algo em minha vida?  Imaturidade Espiritual. E por que Ele não faria? 

1º Degrau - Definitivamente é impossível! Você não crer que Deus possa mudar uma situação.

Entrada






Extraído do livro Água em Vinho de Marion Vaz

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Miss Universo 2011


  1º Lugar

 Leila Lopes 

- Idade: 25 anos
- País: Angola
- Cidade natal: Benguela












 2º Lugar
 
    Olesia Stefanko
 

- Idade: 23 anos
- País: Ucrânia
- Cidade natal: Odessa












3º Lugar

 
 
Priscila Machado 

- Idade: 25 anos
- País: Brasil
- Cidade natal: Canoas

Os 10 Benefícios da caminhada


Na introdução do meu livro Razões de uma Caminhada que trata de temas religiosos mencionei que caminhar era uma atividade importante na vida do homem. Segundo o dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, eis aí dos 10 benefícios  físicos de uma caminhada:
1. MAIS AMIGOS
A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos! 
A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades. 
2. AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
3. AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.
4. É BOM PARA O CORAÇÃO!
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.

 
5. AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o "bom colesterol” (HDL) e diminuir o "mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite  que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero. O paciente e seu médico determinarão a melhor alternativa em cada caso.
6. OSSOS MAIS FORTES
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.
7. MAIS VITALIDADE
A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:
-    Melhor estabilidade articular;
-    Aumento de massa óssea;
-    Aumento da taxa de hormônio do crescimento;
-    Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;
-    Diminuição da pressão arterial;
-    Melhor utilização da insulina;
-    Controle da obesidade;
-    Diminuição do risco de varizes;
-    Diminuição do risco de derrame cerebral;
-    Diminuição do risco de arteriosclerose;
-    Diminuição do risco de lombalgia;
-    Aumento da força;
-    Aumento da flexibilidade;
-    Aumento da resistência aeróbica;
-    Aumento da resistência anaeróbica;
-    Facilitação da correção de vícios posturais;
-    Aceleração da recuperação de várias cirurgias;
-    Melhora da qualidade do período gestacional;
-    Facilitação do parto normal;
-    Facilitação da mecânica respiratória;
8. AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
9. DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.
10. CAMINHAR EMAGRECE!
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumenta suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do "mau colesterol" e diabetes. A caminhada pode ajudar — e muito — a alcançar o peso ideal para manter a saúde.
O Instituto leva seu trabalho tão a sério que mantém programas de cidadania e um deles é uma agenda de caminhada e se você quiser se inscrever é só clicar em 



Marion Vaz                         

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro



Inaugurado em 4 de abril de 1973, o World Trade Center era um complexo de sete edifícios localizado em Manhattan, no coração de Nova York. As duas construções mais famosas do conjunto eram as Torres Gêmeas, destruídas por dois aviões nos ataques de 11 de setembro de 2001, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

À época em que foram lançadas, as Torres eram os dois prédios mais altos do mundo, superando o Empire State Building, também em Manhattan. Ambas tinham 110 andares e 413 metros de comprimento até o último piso. A Torre Norte -- ou WTC 1 -- abrigava uma antena de 110 metros, o que perfazia um total de 526 metros do solo até o topo. Os outros edifícios do complexo possuíam entre sete e 47 andares.

 
Exatos 102 minutos após ser atingido, o segundo edifício desaba, enterrando milhares de vidas.










Depois do desabamento da Torre Sul, começou uma incontrolável corrida contra o tempo na Torre Norte. O colapso do segundo edifício era questão de tempo e todos que permaneciam no prédio deveriam sair o quanto antes. Exatos 102 minutos após ser atingido, o segundo edifício desaba, enterrando milhares de vida.

Dos 2.976 mortos nos atentados de 11 de Setembro, 2.605 estavam no World Trade Center, sendo 630 na Torre Sul e 1.472 na Torre Norte. Os desabamentos causaram  danos sérios a vários edifícios próximos.

“Os ataques terroristas do 11 de Setembro mudaram o mundo em questão de horas. A primeira reação foi questionar: por quê? O que levou 19 muçulmanos a sequestrar jatos comerciais com 40 mil litros de combustível e transformá-los em bombas contra civis? A escassez de explicações fez do cientista político Samuel Huntington o profeta do momento. Ele passou os anos 90 defendendo que o mundo pós-Guerra Fria seria marcado por conflitos entre identidades culturais, entre as quais a islâmica era a mais encrenqueira...”

Após a destruição das Torres, a vida dos americanos também nunca mais foi a mesma. A Lei Patriótica deu ao presidente o direito de prender sem acusação prévia suspeitos de terrorismo. Pouco depois, Bush mandou grampear telefonemas e e-mails de cidadãos sem permissão judicial. Viajar de avião virou uma via-crúcis. A segurança nos aeroportos foi reforçada e a inspeção de passageiros aumentou as filas, os atrasos e o desconforto.

Os trabalhos de limpeza e remoção de detritos duraram oito meses. A Prefeitura de Nova York abriu um concurso de projetos de reconstrução do local, conhecido como Marco Zero.


O projeto vencedor foi o do arquiteto Daniel Libeskind, que prevê a construção de um edifício de 541 metros chamada One World Trade Center, além de três outras torres e um Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro.







No 10º aniversário da tragédia, como uma nação que refletiu sobre suas perdas, milhares de familiares se reuniram no novo World Trade Center subindo em Lower Manhattan para relembrar os nomes dos 3000 parentes mortos naquela manhã de setembro.



Segundo a reportagem no jornal New York Time os nomes dos mortos foram recitados como poesias com a presença do Presidente Barack Obama, George H. Bush e outros membros da Casa Branca no anfiteatro do Marco Zero nesse domingo.



As imagens dos atentados de 11 de setembro ainda me deixam perplexa diante da monstruosidade dos terroristas. Durante essa semana vários canais de televisão reprisaram documentários com depoimentos e vídeos sobre aquele dia. Interessante que uma simples data do mês (11) passou a denominar uma das catástrofes mais assustadoras que o mundo jamais poderia prever!



Fontes:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/09/09


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Limites


Quando se fala de impor limites logo pensamos em crianças e adolescentes. Certamente as crianças precisam que alguém que estabeleça um tempo para suas brincadeiras, seus estudos, que ensine cada criança a respeitar seu coleguinha. 

É assim também com os jovens e adolescentes. Se um pai e a mãe não souberem impor limites, ele vai crescer sem qualquer noção de  suas responsabilidades, dos seus e dos direitos dos outros. Mas nem sempre é tão fácil e simples assim.

Observamos que para se impor certo padrão de vida, é preciso se indispor com alguém. E nem sempre as pessoas estão propensas a esse tipo de alteração no ambiente familiar. Em muitos casos esperam que alguma coisa ruim aconteça, para então pensar no assunto ou rever seus métodos e chegarem à conclusão que falharam em alguma coisa, ou em muitas.
                 
Limite também é algo que os adultos não gostam. Eles preferem discutir o assunto ou expor uma série de raciocínios “lógicos” que marcam suas personalidades para discordar desse ou daquele conceito que os obrigue a limitar seus passos.   

 
Interessante observarmos que também há pessoas que se limitam em todas ou algumas áreas de suas vidas. Qualquer crítica os faz parar ou mudar de opinião, mesmo que já estivessem completamente cônscios de seus projetos e objetivos. Elas simplesmente não conseguem seguir em frente!



 

E há aquelas que limitam as pessoas ao seu redor. Alguém pode dizer que quer ser amigo, mas ela não aceita que você diga tudo o que pensa. Às vezes, até dizem que desejam ouvir você, mas não tem paciência e atropelam suas palavras. Não prestam atenção ao que você gosta ou ao que você fala, ou ao que você quer. Outros não respeitam nem mesmo os limites que alguém impõe. O que prevalece é a vontade daquela pessoa.

Espiritualmente falando, existem pessoas que também limitam a ação de Deus em suas vidas. Elas não compreendem que Deus é Soberano e até duvidam do seu amor e do seu poder, dificultando o agir de Deus em suas vidas. Isso pode ser uma característica de uma pessoa que não tem fé. O que nos lembra um versículo de Hebreus 11.6: “Aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.

Algumas pessoas olham pra Deus e pensam Nele no mesmo nível da natureza humana. Esquece que Ele é longânime, misericordioso, bom, eterno, perdoador, fiel, amoroso. 





Precisamos pensar em Deus e sua capacidade de entender o homem que ele mesmo criou. Limitar Deus é afastar as muitas bênçãos que Ele tem separado para nós. 

Assim, os limites que ora tem uma correlação benéfica em muitos casos, podem ser ruins em outros. Cabe a cada pessoa analisar a sua própria vida e dar um passo após outro em direção ao Eterno Criador, que em sua Infinitude não pôs limite ao seu grande amor por nós.


Marion Vaz