sexta-feira, 24 de maio de 2013

As necessidades da natureza humana


 
O homem é composto de três particularidades importantes que constitui a sua natureza: Corpo, alma e espírito. De acordo com a religião o espírito se alimenta através da leitura da Palavra de D-us, da comunhão com o próprio Ser divino e demonstração de fé Nele.

Um envolvimento completo através das orações, com as quais o homem se aproxima do seu Criador, faz com que o ser criado sinta-se mais seguro e mais feliz.

Sabemos que para sustentar  o corpo precisamos de uma alimentação balanceada. Vitaminas e os nutrientes que consumimos através das frutas, carnes, ovos, leite e seus derivados, legumes e verduras e etc., mantém a saúde do corpo. Além da alimentação e dos exercícios físicos o homem precisa de descanso para repor as energias e de outros fatores que contribuem para que se viva melhor.
 

A alma é aquela parte do ser humano que se comunica com o mundo ao seu redor. Ela é a responsável pelo saber, ver, e sentir as emoções. A alma também precisa ser alimentada para coexistir em harmonia com as demais partes já mencionada.

Para se viver em sociedade precisamos de família, trabalho, vida religiosa e lazer. O simples fato de sair e passear, fazer uma caminhada, um piquenique com a família, poder ser um momento prazeroso ou um pesadelo! Depende de como você encara a situação.


O estresse é o responsável pela maior parte das doenças do corpo e da alma. Ele é a consequência  do corre-corre da vida, do cotidiano, da falta de tempo para o lazer, e também é característico naquela pessoa mal humorada, contenciosa, que vive reclamando da vida e de tudo ao seu redor.

O Bem Estar do homem depende muito mais de um estilo de vida do que fatores externos. Estamos sempre culpando “alguém” pelas adversidades e nos desculpando por  um (ou diversos) desentendimento quando na verdade somos os mentores e os responsáveis pelas desavenças familiares e sociais.

Para melhorar a qualidade de vida o governo do Rio vem se empenhando em arborizar ruas, construir praças e parques com equipamentos para exercícios físicos, além de promover eventos nas regiões, comunidades e centros culturais. A maioria é gratuita e quem faz uso aproveita como momento de lazer.

Para alimentar a alma precisamos de mudanças. O ser humano deve entender  e saber aproveitar o momento presente, passear mais, programar férias, conhecer lugares novos, sentir  a  brisa no rosto, o ar puro das montanhas, as praias, centros históricos e culturais, museus, teatros, cinemas, ou seja, renovar-se através de atividades variadas nos finais de semanas e feriados e férias.


Mas tudo isso depende de simples atitudes que o próprio homem deve ter se é que deseja viver mais e melhor:

·         Mudanças no estilo de vida

·         Mudanças comportamentais

·         Mudanças espirituais

 

Marion Vaz


 

 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Novelas e seus Finais Felizes





Depois de meses de agonia chegou ao fim mais uma novela na tela da Globo. Salve Jorge causou  polêmica principalmente entre os crentes, e alguns deixaram de lado o horário nobre temendo a  “força” de São Jorge.

O enredo que se tratava do tráfico de pessoas foi aos poucos enriquecendo outros assuntos e personagens que encantaram o público. O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e a vida na comunidade também ganhou um espaço importante. A novela em si mostrou de cada coisa um pouco e como não podia deixar de ser, a religiosidade e a fé foram se convertendo no tema final nos últimos capítulos, bem como a Justiça e a responsabilidade da Polícia em acabar com o crime organizado.

A personagem Morena que desde o início sofreu a duras penas todas as maldades da Wanda e da Lívia, teve seu dia de glória ajudando a prender seus opressores e vingando-se do mau caráter do Russo. 

Os tapas bem merecidos que o famigerado levou das moças que ele explorava, foram bem explicados pela policial Jô como "proibidos" pela Lei e isso para não dar razão a algum advogado entrar com uma ação na Justiça alegando os tãos famosos "direitos humanos". Para o telespectador que acompanhou o drama das moças foi um merecido castigo! 

Todas as peças do quebra-cabeça foram se encaixando e no último capítulo, como sempre, todos os “bandidos” foram presos. Casamentos já fazem parte do contexto, assim como arrependimentos e os eternos “Pescoços, Dricas e Pepeus", os quais nunca mudarão. 

O telespectador até aceita que um ou outro personagem se “converta” para o bem, que outros escapem do rigor da Lei e que alguém se arrependa de seus pecados. Mas a novela Salve Jorge que na maioria de seus capítulos enfatizou  a fé em São Jorge,  mostrou a personagem  Wanda, que praticamente foi a pior e mais sarcástica de todas as vilãs declarando que se converteu a Jesus numa daquelas reuniões feitas por evangélicos na prisão! 



Risos e deboches de lado, a cena nos deixa  aquela “pulga atrás da orelha” se era algum truque dela, ou se eles quiseram realmente mostrar que a fé em Cristo pode alcançar o mais vil pecador conforme se lê nos textos sagrados.

Enfim... Exceto algumas desavenças familiares que ficaram no esquecimento por falta de tempo e para não prolongar ainda mais a “nossa” agonia, chega ao fim mais uma novela que trouxe à tona temas polêmicos e esquecidos da sociedade.

Religião a parte, a felicidade estampada nos rostos daqueles que enfim serão felizes para sempre preencheu os espaços vazios de muita gente. Novelas e seus finais felizes fantasiando a realidade e nos levando a ter esperanças de um mundo melhor.

Parabéns a autora Glória Perez que não tem medo de encarar as críticas e a vida.




Marion Vaz

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Shavuot



Família




Dia 15 de maio comemoramos o Dia da Família. Mas qual é o nosso verdadeiro papel, na criação dos nossos filhos a fim de torná-los bons cidadãos?

Existe um propósito para a família, pois ela é à base da nossa sociedade, da vida religiosa, de um mundo melhor. E se desejamos viver dias melhores devemos prestar mais atenção a cada pessoa que faz parte do nosso convívio familiar.



É muito fácil colocar a culpa nos outros quando tudo dá errado. Mas... E se parte dessa culpa for realmente do pai ou da mãe? Criamos nossos filhos para serem pessoas equilibradas e preparadas para viver em sociedade?  Preparamos nossos filhos lidar com situações diversas e para que eles sejam felizes apesar das circunstâncias?

Ou será que estamos tão ocupados com nossos próprios problemas que os dos nossos filhos são apenas “crises existenciais”? Ou na pior das hipóteses “vai passar” quando chegarem à maturidade?

O curso Pais para Toda Vida ensina que os pais devem ensinar os filhos a ter um propósito e a planejar, a ter responsabilidade pelos próprios atos e a fazer escolhas sábias. Muitos conselhos que acabam se perdendo ao longo da vida e que, por alguma razão, deixaram de ser importantes em função do hoje, do agora, do tempo presente.

Primeiro achamos que são crianças e então superprotegemos, depois são aborrecentes e não há nada que se possa fazer a não ser esperar o tempo passar. Então... Do nada acordamos de manhã com um homenzarrão com barba na cara e olhos inchados de tanto dormir dizendo:
- Bom dia mãe!         



Tenho certeza que você está rindo agora. Mas isso é o que acontece na maioria das famílias. Mas o tempo passa mesmo e tão depressa que não nos damos conta das transformações que nossos filhos estão sofrendo e muitos não sabem lidar com isso.

Nosso papel é complexo. Confesso. E não podemos repassar nossas obrigações para outra pessoa. Já ouvi muita gente afirmar que a culpa disso ou daquilo é do marido, ou da mulher, do tio, da tia, dos avós, etc. e aí fazem uma lista de tarefas que não foram compridas diariamente.

Saber lidar com as emoções nem sempre é fácil. Acrescente o estresse do dia-a-dia e no final não sobra paciência para lidar com os filhos. Deixamos tudo para o final de semana. Ou, ou! Todas as tarefas domésticas já estão nos esperando e ao término do dia: cansaço, mais estresse e aquela sensação de tempo desperdiçado. Concorda? No artigo a Mulher e o Tempo damos algumas dicas de como estabelecer prioridades.

E os filhos?

Na maioria das vezes recebem aquilo que sobra da nossa paciência, do nosso tempo, do nosso amor. E para compensar o espaço vazio compramos brinquedos, roupas, celulares, vídeo games, escolas, cursos e tudo o que o dinheiro pode pagar.

Esse tipo de “acordo” vem prejudicando relacionamentos familiares, a educação, o caráter dos nossos filhos. Alguns pais ainda alimentam a baixa estima com frases negativas ao tratar seus filhos com arrogância, desprezo e ignorância.

Qual o verdadeiro propósito para a família?

Quando D-us criou a família (Gn 1.27-28) Ele tinha propósitos firmes: “Crescer e se multiplicar e encher a terra”. A família como base na formação de uma sociedade.

E como já mencionamos a família vai determinar o futuro. E se olharmos para algumas delas logo nos vem à mente o medo do amanhã, as incertezas e os famosos “tons de cinza”.  

Agora assistimos a própria Sociedade ditar “regras” para cada família lidar com as situações. Estamos no tempo das liberações e como “nos tempos de Noé”  cada um faz aquilo que lhe parece lícito sem se preocupar em como ou quando dará conta a D-us de seus atos.

Pais tentam criar os filhos de forma diferente de como foram criados. Abrimos espaço para alguns “vícios” e chamamos a atenção somente quando nos é conveniente. E o que esperar da nova geração? Como teremos certeza do amanhã se o hoje já se corrompeu?

O verdadeiro propósito da família não seria simplesmente servir de alicerce para uma Sociedade mais organizada, mais unida, mais consciente de um padrão moral e ético? Somos formadores de opinião ou simplesmente ditamos regras? Nossos filhos serão capazes de se organizar, estabelecer critérios, formular novas leis e honrar compromissos?


Regatando Sonhos



A sua família pode e deve ser um exemplo para as demais. É tempo de resgatar sonhos, de traçar metas e honrar os bons costumes. É o tempo de moldar, instruir, reconsiderar decisões e tornar a convivência no lar a mais agradável possível. 

É tempo de promover o diálogo, das refeições a roda da mesa, do respeito mútuo, das concessões, da compreensão e da consciência do direito que cada um dos membros de uma família tem.

Um lar estruturado proporcionará aos filhos a segurança que eles precisam para crescer e se tornarem bons cidadãos. Uma das frases que eu sempre escutei do meu pai: “Bom filho, bom marido, bom pai!”

Uma criança, um adolescente cercado de amor e carinho, diálogo, instrução e correção, direito e deveres, certamente vai saber valorizar tudo isso na fase adulta. E vai repassar a outros. E assim, seremos considerados bons pais.

Que a expressão família seja mais do que um agrupamento de pessoas, um conjunto de obrigações impostas, uma entidade. Que ela deixe as quatro paredes de uma casa para ter sentido dentro da nossa Sociedade.


Marion Vaz



terça-feira, 14 de maio de 2013

Israel

 
No dia 14 de maio de 1948
 
Nascia o Estado de Israel
 
50 anos após Theodor Herzl idealizar uma pátria para os judeus.
 
 

domingo, 12 de maio de 2013

Dia das Mães





Mãe,
D-us é testemunha,
das noites em claro,
dos braços cansados do embalar.

Ah! quanta ternura contida no olhar!
Deste-me carinho,
Ensinaste-me o Caminho.
E quantas vezes não sucumbi por causa das tuas orações ao Trono da Graça!

Mesmo quando o meu corpo ainda informe se formava,
D-us já ouvia os teus soluços por minha vida.

Se houvesse um meio de te recompensar...
Algo mais profundo que o mar...
Tão infinito quanto o céu... Sim, existe!

Aceite mãe, o meu amor e o meu carinho.
Aceite a minha gratidão.


Poema dedicado a minha mãe Eunice Vaz e a todas as mamães do mundo!


Marion Vaz