quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Quando a benção está atrasada


 

O amado leitor deve estar se perguntando o porquê do título do artigo, já que todo mundo diz que as coisas acontecem no tempo certo. E alguns, levados pela fé, afirmam que Deus dá vitórias na hora exata. Um ditado popular afirma que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Sempre duvidei disso. Pois se Ele é perfeito, tudo o que faz também é.

Mas o fato desse ditado informar que existem linhas tortas, também reflete o tipo de sentimentos das pessoas, que, entristecidas, acham que o Todo Poderoso se atrasou em responder suas orações.

Bem, no caso do nosso artigo, a benção está atrasada, porque se esperava para outro dia, outro tempo, quando o coração estava repleto de euforia e animação. Quando a fé natural e espiritual insistia que tudo iria dar certo. O tempo foi passando e a pessoa deixou-se esfriar e algumas até esquecem-se dos pedidos que fizeram.

De repente, a gente faz um monte de planos, começa a sonhar e a dizer pra todo mundo o que desejamos e achamos que vai acontecer na nossa vida. E há pessoas que até nos incentivam com palavras e tapinhas nas costas. E você lá, todo animado com a perspectiva de uma vida melhor, um novo emprego, vitórias, etc... Ops! Nada acontece! Você insiste, persevera, ora, faz promessas e se recusa a acreditar no inevitável. Nada! Absolutamente nada acontece! A benção está atrasada.

Provavelmente, parou no meio do caminho para tomar um café! Distraiu-se, errou de endereço, encontrou alguém com mais fé, mais devoção... Sei lá! Acontece...

O tempo passa, as pessoas começam a perder a confiança em você e até te ridicularizam. E você não pode dizer nada. Eles têm razão. Alguns te chamam de inútil! Você tentou, se esforçou, horas de sono perdido, deu tudo de si. Mas ninguém se importa! Você não passa de mais um na lista dos fracassados, porque todo o seu esforço deu em NADA!

A benção está atrasada!

E sem contar naquelas pessoas “amigas” que sem qualquer tipo de comiseração te dizem tudo o que você não quer ouvir. E aí vem aquela vontade de sumir, aquela descrença e a dúvida. Você quer combater todos esses sentimentos de angústia, mas há pessoas ao seu lado que insistem que tudo é bobagem. Que você deve mudar de rumo, de profissão, de sonhos. Você se isola e sofre calado, sozinho, entristecido. Quer lutar, se reerguer, voltar a sonhar, mas não dá! Queria que tudo fosse diferente, queria mais espaço, mais tempo, mais oportunidades, mas não tem ninguém que te estenda a mão.

A benção está atrasada e você está só! E tem que fazer uma escolha! E não depende de ninguém. A decisão é urgente e necessária. Você precisa escolher se vai ficar aí chorando, se sentindo a menor das criaturas ou se vai escolher seguir em frente!

Marion Vaz

14/11/2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aparências enganam


Depois de ler algumas declarações e observar as reações das pessoas, cheguei a conclusão que muita gente não está preparada para assumir as consequências dos seus atos. Diz um velho ditado popular que “errar é humano e persistir no erro é burrice”.  Mas a verdade é que todos nós erramos em algum momento, ou com alguém. Faz parte da nossa natureza. Somos assim, um amontoado de virtudes e defeitos.
O que acontece é que nunca, e eu repito nunca estamos favoráveis a aceitar a opinião dos outros ou a repercussão de nossos atos. Queremos ser “honestos” o bastante para dizer todas as nossas “verdades”, nem que pra isso seja necessário ferir alguém e magoar uma pessoa com nossas palavras. E alguns fazem isso nas redes sociais. Mas queremos ser “entendido”, e aceito pela Sociedade.
Quando a outra parte, a ofendida, passar a pleitear uma retaliação, a pessoa se faz de vítima. E assim, é uma “lavagem de roupa suja” online.
A vida é como uma montanha russa, cheia de altos e baixos, curvas e retas aonde cada pessoa tenta se equilibrar e vencer seus próprios medos e encarar suas limitações dando asas a sua imaginação.  Cada pessoa tem seus dons e aptidões, naturais e espirituais, a serem expostos para um bem maior. Mas nem sempre somos compreendidos.
De fato as aparências enganam, basta olharmos ao redor, familiares e amigos estão ocupados com suas próprias vidas e cada um percorrendo o caminho que a vida lhe propôs. Cada um com seus próprios pensamentos e nenhum respeito pelo outro, pelo seu semelhante. E isso é fácil de se perceber num momento de divergência de opinião. Os bla bla blas ofensivos viram rotina. E podem acontecer até num momento que você não esperava, ou que estava visivelmente sensível. Mas quem é que vai notar, não é mesmo?!
Li uma frase muito interessante: “O amor ágape é um verbo que descreve como nos comportamos e não, como nos sentimos”. *
“Amarás o teu  semelhante como a ti mesmo” se tornou o Mandamento mais difícil no tempo presente. Amar, se doar, ajudar, envolver-se, fica a cada dia mais complexo diante da nossa realidade. É tudo muito subjetivo, e é por isso que para algumas pessoas se tornou impossível.

 

Marion Vaz

 

  *  HUNTER, James C. O Monge e o Executivo – Editora Sextante. 2004. Rio de Janeiro, p.101