terça-feira, 29 de julho de 2014

Barril de Pólvora


Desde os tempos bíblicos Israel tem enfrentado verdadeiras batalhas para permanecer em seu território. As guerras do passado sob a direção de vários personagens da história de Israel, deixaram suas marcas, tanto no sentido material como no espiritual.

Homens valentes se colocavam a frente do exercito e seguiam na direção do inimigo.
Quando falamos sobre isso, muitos glorificam a D-US pelas vitórias sem ao menos cogitar a quantidade de pessoas que perderam a vida no confronto.

O que não acontece no tempo presente, no confronto entre Israel e os terroristas do Hamas.



O Estado israelense tem recebido inúmeras críticas por causa das vítimas palestinas que já somam mais de 1000 pessoas.

Há cerca de três semanas o grupo terrorista Hamas retomou as investidas contra Israel. Foram mais de 2500 rockets lançados contra o território israelense, que investiu pesado num contra ataque e defensivo gesto para proteger seus cidadãos.

Apesar da quantidade de mísseis, o Hamas não teve êxito em seu intento. As vítimas palestinas estão em maior e considerado número. O Sistema de Defesa Iron Dome com capacidade de 90% de sucesso, destrói os mísseis ou parte deles em pleno ar.

Ao proteger a população israelense, o Governo de Israel não tem vítimas civis, o que não acontece na Faixa de Gaza, o que lamentamos a quantidade de vítimas civis.
O "Iron Dome" consegue detectar rapidamente a trajetória dos foguetes disparados contra Israel, decifrando imediatamente se os mesmos se dirigem a zonas populacionais.

A mídia tem visto no confronto um "ideal" de calamidade e ao mostrar as vítimas  palestinas e os destroços na Faixa de Gaza alimenta a "indústria do ódio"  contra Israel. O que não é exposto é que a maioria das vítimas serviu de escudo humano pelo Hamas.

Ao dar início a Operação Margem de Proteção, Israel  passou a ser visto como um vilão, devido ao seu poder bélico. Mas aquela parte do Oriente Médio sempre foi denominado como um barril de pólvora sempre pronto a explodir.

O que eu realmente não entendo é porquê tantas críticas a Israel e seu Programa de Proteção. Será que queriam um número considerado de vítimas israelenses e que os rockets alcançassem as cidades e destruíssem tudo?

Na Era bíblica as vitórias de Israel contra seus inimigos eram motivos de alegria e adoração a D-US e hoje são relatadas para alicerçar a fé de muitos e a certeza de vitórias em diversas fases da vida.

Assim como aconteceu com Haman, esperamos que num futuro próximo possamos lembrar  a vitória de Israel contra os terroristas do Hamas.

Marion Vaz

terça-feira, 22 de julho de 2014

Fundo da Agulha

A frase  " é mais facil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no Reino dos céus" tem sido comparada a dificuldades extremas. Toda vez que alguem quer explicar que algo e humanamente impossivel, utiliza o texto acima.

No entanto, a expressão "fundo da agulha" pode se referir a uma pequena porta num grande portão numa cidade murada. Ao anoitecer, os portões da cidade eram fechados para proteção dos habitantes.  Quando um viajante chegava tinha dificuldade para passar com sua carga e seus animais pela portinhola.

Ao fazer esta citação Jesus estava mostrando a dificuldade que uma pessoa rica tinha de se deixar envolver espiritualmente devido a preocupação com os bens materiais, além de informar sobre   o contexto social tão comum da época.

Como acontece sempre textos bíblicos tem sido usados de forma indevida desvalorizando o conteúdo espiritual e sociocultural. Tanto o AT como o NT tem informações riquíssimas sobre a vida cotidiana em Israel e dos povos ao redor.

No texto hebraico do NT encontramos as palavras camelo, trabalho e caminho, o que nos leva a questionar em que período da história surgiu a frase "fundo da agulha"  nas versões antigas.

domingo, 13 de julho de 2014

Davi e Golias - Confronto Bélico

Image result for atira pedra no gigante

O texto bíblico que se refere ao episódio do confronto entre Davi, o futuro rei de Israel, e o gigante Golias, foi recentemente exposto na Mídia para simbolizar o conflito no Oriente Médio entre Israel e os terroristas do Hamas na Faixa de Gaza.

O interessante é que ao expor o assunto, a pessoa  faz uma observação sobre a "parte mais fraca" dando a entender que os palestinos, população civil, foi submetida ao desespero devido as mortes durante o conflito. Juro que não entendi a observação.

Qual seria a parte mais fraca entre Davi e Golias? E se o primeiro representa Israel e o segundo os Filisteus, já que Gaza fazia parte da Filicia (Palestina - na tradução), e o texto bíblico mostra Golias como um gigante fortemente armado, quem seria esse lado mais fraco?

Novamente o texto bíblico foi usado fora do contexto e empregado de forma indevida para alimentar a "indústria do ódio" contra Israel  e levar as pessoas a ignorância. Neste caso acredito que, a falta de entendimento da Palavra de D-US promove o desvio do texto em benefício próprio.

Observe que nem mesmo Davi, apesar de jovem, era a parte mais fraca. No contexto há referência de que ele já havia lutado com um leao e um urso. A indignação por ver a afronta ao Exército do D-US Vivo o impulsionou a enfrentar Golias, um "incircunciso filisteu".

Esse conceito, alimentado durante séculos, de um frágil menino enfrentando um gigante desmerece o episódio e as características de Davi, que já havia sido eleito por D-US como futuro rei de Israel e um homem "segundo o coração (propósito) do Criador.

Concordo que o sofrimento da população palestina submetida ao desespero devido ao conflito  e vulnerável aos desmandos do Hamas e usada como "escudo humano" nos causa constrangimento.

Mas também, tal sofrimento leva a antipatia em relação a Israel, por causa de informação unilateral e preconceituosa difundida pela Mídia.

Related image

Tzahal - Israel Defence Forces

O fato de Davi vencer Golias usando as suas próprias armas nos condicionada a confiar mais no nosso D-US. E se naquela época Israel saiu vitorioso, quanto mais agora, que tem armamento superior ao dos terroristas do Hamas que dominam a Faixa de Gaza. Basta saber de que lado os demais países vão se posicionar.

Marion Vaz

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Vergonha Nacional

Seleção brasileira perde de 7 x 1. Diante da  nação e do mundo inteiro, os jogadores do Brasil dão um show de incompetência. Depois do primeiro gol da Alemanha todos eles pareciam desnorteados abrindo espaço para que a bola balançasse a rede. Nosso  destemido Júlio César não tinha nem como reagir.

A redondinha parecia rir dos brasileiros que em choque viram a Taça escapar das mãos. Foram cinco gol em sequência em menos de 30 minutos. Uma vergonha sem sentido para um povo que esperava festejar o Hexa. Até os comentaristas do jogo ficaram sem ação.

No segundo tempo a coisa ficou pior e mais dois gol fizeram da Alemanha a preferida do estadio. Os torcedores vestidos de verde amarelo começaram a gritar  "OLE" e vaiar os jogadores brasileiros.

Ao final da partida, começou o festival de desculpas esfarrapadas e o técnico  Filipe se deu ao luxo de assumir a culpa pelo desastre em campo.  O sonho do Hexa foi novamente adiado.

Como era de se esperar começaram as piadinhas e notícias nos jornais e redes sociais. A vergonha nacional foi manchete nos jornais internacionais e novamente a população foi exposta depois de tanta demonstração de fé e patriotismo.

Fora isso, entendemos  que o que conta mesmo é o quisito "Money". O país ganhou em dólar já que recebeu inúmeros turistas este mês. Nossos "craques do futebol" vão receber seus habituais salários.

Triste mesmo é se sentir usado por toda aquela campanha do "joga pra mim, mostra tua garra Brasil, eu sou brasileiro", que levou o país inteiro a investir num sonho que se perdeu no gramado e pior, em solo desta pátria amada e com um agravante: uma derrota jamais vista.


Marion Vaz
 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Mostra a tua força Brasil


Estamos a dois passos de ganhar a Copa do Mundo. No último jogo contra Colômbia, o Brasil perdeu um jogador importante: Neymar. Numa disputa de bola, o colombiano deu uma joelhada nas costas de Neymar e quebrou uma vértebra.

O jogo já estava difícil, tanto para os dois rivais, quanto para quem assistia fosse no estádio, nas ruas ou pela televisão. As entradas de bola, as faltas, a omissão do juiz em alguns casos dificultava tudo, mas o Brasil seguia ganhando de 2x0.

A agressão ao ídolo brasileiro irritou a população. Todo mundo sabia que ia rolar pancadaria. Afinal, conquistar o Hexa não seria tão fácil assim. Mas como era de se esperar o povo deixou inúmeras mensagens de apoio nas redes sociais.

Mas a seleção brasileira tem outros craques e com eles que estamos contando. Esta na hora de mostrar,  como diz a letra da música, "a nossa garra, a nossa "fé" na chuteira". A bola vai rolar no gramado e o que a gente quer é ver a redondinha balançar a rede adversária!

Marion Vaz

terça-feira, 1 de julho de 2014

Viva a Vida


A vida é um dom de Deus e devemos aproveitar cada momento para agradecer  por  este privilégio de levantar a cada manhã, de poder sonhar, amar, dedicar minutos, horas ou dias para transformar o mundo em que vivemos.

Experiente o que a vida tem de melhor! Existem oportunidades que não se deve perder. O tempo passa muito rápido e você prcisa viver intensamente.