terça-feira, 21 de abril de 2015

Quando a fé faz chorar


Em 2014, quando Fábio de Melo era considerado por uma boa parte dos fieis católicos um dos padres mais importantes da Igreja, ele recebeu duras críticas de muitos católicos em redes sociais. colocaram em dúvidas até sua capacidade de interpretação bíblica. O que lhe restou mesmo foi chorar e cair em uma profunda tristeza. Escritor, professor universitário, músico e cantor religioso, Fabio de Melo causou polemica ao declarar sua opinião afirmando que a união civil de gays é relacionado a vida civil da sociedade e que "Quem salva é Deus e não Maria - ,Maria era humana e não podia salvar ninguém". E que “É Jesus que nos salva. É Jesus que resgata. É Cristo que liberta”.


Independente, da opinião dos fieis acredito que o padre Fábio de Melo faz um grande trabalho para a Comunidade Católica através de suas pregações, suas melodias e sua devoção. 

Imagem da http://www.fabiodemelo.com.br/












É óbvio que diante das declarações referente a Maria, mãe de Jesus - Um símbolo de fé católica - muitos fieis tenham se sentido agredido, afinal, a crença estabelecida à séculos, vem suprindo as necessidades espirituais da população em todo mundo e principalmente aqui no Brasil. No entanto, a declaração do padre Fábio de que só Jesus salva tem também seu alicerce nas páginas do Novo Testamento. Em carta, ele pediu desculpas a comunidade: Eu assumo que errei ao usar a expressãoEu não estava numa sala de aula, lugar onde a Ortodoxia convive bem com a dialética. Não considerei que muitos telespectadores poderiam não entender o contexto da comparação. E por isso peço desculpas. E junto às desculpas, faço minha retratação. Nunca tive problema em assumir meus equívocos”, disse o padre.


Quando a fé faz chorar é uma realidade em nossos dias, porque muitas pessoas não entendem a nossa mudança de raciocínio, de lógica, de crença. Ao mudar de uma opinião para outra, parece que foi de repente, e assim, entramos em choque também. Afinal, foram anos "mastigando" ensinamentos, doutrinamentos e outras regras de fé que nos eram impostas. Aconteceu comigo. Com o passar dos anos reconheci que alguns dos muitos ensinamentos não eram assim tão "legítimos" a não ser em função daquela própria religião.  Ao me aprofundar no conhecimento da Palavra de D-us, contexto social, político e religioso da época e principalmente Cultura Judaica, pude entender melhor muitas passagens bíblicas.

Daí o choque pessoal, a sensação de tempo perdido, o desconforto na hora de ouvir determinados sermões.  Mas a minha mudança é uma determinação pessoal, não influi em nada na religiosidade alheia e nem na minha própria salvação. Mas ter os olhos e o coração aberto para renovação me inspirou a ser uma pessoa melhor. Mas você me pergunta: E quando a fé faz chorar? Eu respondo: No momento que você se sente sozinho em sua própria religião e que não pode repassar o que sente, porque sinceramente, as demais pessoas não estão propícias à mudanças tão radicais, mesmo que isso implique em crescimento espiritual.

Marion Vaz





  

sábado, 18 de abril de 2015

O que me faz seguir em frente é o retorno

Tropical Rainforest Waterfalls


Estive pensando nesta frase. O que te faz seguir em frente? Logo de cara você se imagina seguindo por uma estrada ou tentando alcançar um objetivo. Então, a pessoa precisa olhar para o horizonte, desejar algo, não desanimar, encarar as dificuldades e blá blá blá...

Mas quando eu penso que o que me faz seguir em frente é o retorno, esta estrada perde o sentido. Aquela linha reta que a gente traça na imaginação quando não quer perder o foco de alguma coisa não existe. O retorno aqui significa satisfação pessoal, financeira, lucros, fama e poder. É isso que faz o ser humano prosseguir, se esforçar, se encantar por algum trabalho. 

Não existe a menor possibilidade de você continuar com algo que não te dá retorno financeiro ou pessoal. E eu não estou falando daquele processo de a longo ou curto prazo. Às vezes, você se envolve em algum trabalho, alguma tarefa diária, algum projeto pensando que alguém vai te notar, vai te valorizar, te recompensar de alguma forma. Quando esse reconhecimento não vem, a gente acaba perdendo mesmo a alegria, a satisfação, o desejo de continuar. Pior mesmo é quando você percebe que está sendo explorado! .

Existe sim, aquele projeto que alguém lança mão de tudo para realizar, A pessoa não pensa em outra coisa a não ser o bem estar do próximo, ajudar alguém ou uma Instituição. É válido!

Mas se por um lado eu preciso de retorno para seguir em frente, as curvas e bifurcações da vida acaba mesmo me prejudicando de alguma forma. O jeito é mudar! E não espere que os outros mudem para te beneficiar em alguma coisa. Não. Isso não vai acontecer. Tem gente que fica a vida toda naquela expectativa... E o tempo está passando... Como diz o nosso amigo: "O tempo não para!"

Tem horas que você tem dar um basta! Chega! Chega! Chega! Está na hora de esvaziar gavetas, dar uma olhada no espelho e perceber que você também precisa ser feliz! Percebi que depois dos "50" a gente já cumpriu boa parte das nossas obrigações com os filhos, a família e a sociedade. e que cada um tem que ter suas próprias experiências, aprender com erros e acertos.  Além daquela vidinha rotineira e sem graça que nos aprisiona, existem muitas outras coisas para se ver, curtir, aprender, viver, esperando por nós, Resolvi me deixar permitir algumas delas. 





sábado, 4 de abril de 2015

Páscoa Cristã








Páscoa Cristã é a festividade mais importante para a religião cristã. Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach.

Em Jerusalém, cristãos e turistas participam das atividades na Igreja do Santo Sepulcro





Significado para os cristãos - A Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte na cruz, de acordo com o Novo Testamento da Bíblia. Portanto, a Páscoa é um fundamento da fé cristã. 

A ressurreição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens. 

Importância - O domingo de Páscoa é muito importante para os cristãos. As igrejas costumam tratar a data de forma festiva e feliz, pois ela simboliza a esperança e a vida nova em Cristo.

A Semana Santa – Tradição religiosa católica - Com início no Domingo de Ramos, a semana santa é aquela que antecede a Páscoa e onde ocorre a celebração da Paixão de Cristo, sua morte na cruz e a ressurreição.


Domingo de ramos em Jerusalém


Imagens do link https://www.facebook.com/IsraelinPeru


Pessach - Páscoa Judaica



Na tradição judaica e na história, Pessach é uma das festas caracterizadas por sua diversidade e seus vários significados.

É uma festa que comemora saída da escravidão e o Êxodo do Egito; é a festa de unidade nacional do nosso povo no caldeirão da angústia e salvação; a festa da grandeza da família Judaica que conhece a maravilha de estar junta como uma família; é a festa da primavera, na qual o florescimento da natureza simboliza a renovação e o despertar de um povo que se encanta com a vida.

Mas acima de tudo é a festa de liberdade, a liberdade de cada Judeu e a liberdade do povo Judeu.

Na finalização do Seder há uma série de músicas e cantorias, sumarizando a fé que nos faz viver até os dias de hoje. Depois disso, deseja-se a todos "LeShana HaBa'á B'Ierushalaim" - que no próximo ano estejamos em Jerusalém, reconstruída, representando nosso esperança na chegada da Redenção Final e na vinda do Mashiach.