quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A Bíblia e sua relevância

Imagem relacionada

Interessante essas datas comemorativas que insistem em fazer parte do nosso dia a dia. O calendário está repleto delas para nos lembrar de fatos importantes. Cada data vem acompanhada de história, personalidades e vitórias de pessoas que lutaram por um ideal. Infelizmente, no Brasil, e particularmente no Rio de Janeiro onde moro ainda não fomos educados para compreender o valor e o significado delas e assim muitos desses dias passam literalmente em "branco".

Aconteceu de novo em uma reunião religiosa, como no ano passado em que nem sequer foi mencionado que naquele domingo era o Dia da Bíblia. Não sei por causa e efeito da liturgia do culto que foi implantada nesse modelo de igreja evangélica ou se foi esquecimento mesmo. O fato é que em dois anos consecutivos o dia da Bíblia foi ignorado. Esse lado negativo de uma liturgia moderna em que se dá mais ênfase a comunicados, ofertas e obras inacabadas me incomoda. Não consigo me sentir à vontade numa reunião em que o culto devocional é direcionado a conscientizar os crentes de que "dar é melhor do que receber".

Claro que essa data foi comemorada em muitas igrejas com cânticos, peças teatrais, brincadeiras para as crianças, palavra de incentivo a leitura bíblica e orações.

Isso porque a Bíblia é o alimento diário e eficaz que sustenta a nossa vida espiritual. É através da leitura e do estudo da Palavra de Deus que nos fortalecemos para enfrentar os problemas da vida e para ter mais comunhão com Deus.

Dedicar um dia do ano para tal comemoração não tem nada de errado ou "não espiritual" como alguns pensam. Além do mais, as datas que marcam o calendário são importantes em seus diversos padrões. É inegável que todos nós tenhamos em mente que a Bíblia é muito mais do que uma coleção de histórias e fatos do passado. Ela é a única fonte de nutrição espiritual em que os ensinamentos abrangem todas as áreas da nossa vida, seja física, emocional, educacional, financeira. 

A Bíblia é e contém a Palavra de Deus, as ordenanças do Eterno, as experiências do povo de Israel em sua caminhada, a vida e ministério de Jesus e seus mandamentos para a Igreja do Senhor. Não existe um só texto no livro sagrado que você não possa observar um ensinamento para o seu crescimento espiritual. E mesmo assim, muitas pessoas passam a semana inteira sem sequer tocar nele.

Nossa concepção de religiosidade tem mudado bastante nos últimos anos. Em alguns pontos o fator é até positivo, mas considerando a desatenção que damos a Bíblia em função da aglomeração de pessoas em cultos devocionais em que só a musicalidade envolve e diverte a todos me assusta. 

Sem um envolvimento com a Palavra de Deus muitas dos nossos sentimentos, ações e realizações ficam comprometidos independente dos nossos esforços. O Dia da Bíblia não só nos lembra  da importância do texto sagrado como também desperta para a relevância dos Preceitos do Senhor.

Na cultura judaica a festa de Simchat Tora é realizada com muita alegria em todos as cidades de Israel e Comunidades judaicas por todo o mundo. Isso porque o término da leitura dos livros da Tora é tido como uma vitória. Há manifestações nas ruas com danças e cânticos e muitos rabinos levam a Torá em seus ombros e dão glórias a Deus. O Muro das Lamentações em Jerusalém fica repleto de religiosos que dançam e cantam, além de fazer suas orações diárias. Percebe-se não só o valor que se dá ao texto sagrado e as ordenanças de Deus como também se estabelece o grau de gratidão e temor ao Eterno.

Resultado de imagem para simchat torah no kotel

Imagem relacionada


Precisamos voltar as nossas raízes e redescobrir a Bíblia como fonte inesgotável de bênçãos e valores. Precisamos educar nossas crianças nos preceitos do Senhor, mentoriar jovens e adolescentes para perpetuarem uma tradição de leitura bíblica devocional diário.

Resultado de imagem para leia a bíblia

Muitos de nossos problemas são consequências do abandono da Palavra de Deus. Chegamos ao ponto de que ministros e líderes eclesiásticos que seguem carreiras políticas serem absurdamente corruptos e mau caráter! Que a contextualização de textos e fatos que usam em seus discursos são da mesma Bíblia que condena sua postura. E o fazem sem qualquer intimidação. Todo dia uma notícia de corrupção e roubo que envolve nossos políticos com o aval de outros.

Leia a Bíblia diariamente, crie um local e uma oportunidade para se envolver mais no estudo da Palavra de Deus. Existe uma variedade de devocionais à disposição de todos através dos livros e da Internet, mapas, sites e blogs com material digno de atenção e créditos. Não temos justificativa para sermos ignorantes em relação aos textos sagrados. 

O Dia da Bíblia nos adverte que Deus deu uma revelação da Sua vontade, que nos deu Mandamentos para cumprir no dia a dia, nos relacionamentos familiares e para com o próximo. É mais que uma data especial, é um dia de conscientização do que realmente estamos fazendo e quanto estamos dispostos a fazer para agradar a Deus e cumprir suas ordenanças.

Marion Vaz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário