terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Natal - Noite de Paz e Harmonia

Resultado de imagem para natal

Mais um fim de ano chegando e é claro aquele suspense no ar: O que eu vou ganhar de presente de Natal? Perfeito. Toda criança já fez uma lista sem fim daqueles presentes que supostamente papai Noel vai trazer. Minha netinha de três anos já escolheu os seus também. Interessante que, apesar do que tenha acontecido durante o ano todo, a gente fica naquela expectativa de que no Natal ou na virada do Ano Novo vai acontecer algo de especial. E não tem nada de errado nisso, a data comemorativa do nascimento de Jesus nos condiciona a pensar em coisas boas, desejar o bem e a paz em cada vida e cada lar.

Independente das crenças dezembro parece que atrai felicidade. É aquela correria para limpar e arrumar cada cantinho da casa , ir as compras, enfeitar a árvore de Natal e torcer para que o bom velhinho entre pela chaminé e deposite os presentes ao pé das luzes coloridas.

Sites e blog com seus contos natalinos, lojas e shoppings lindamente enfeitados. A Google e o Facebook não ficam de fora. E desde o início do mês, por exemplo já começou o festival de filmes e desenhos com o tema. Só na Netflix já assisti uns quatro filmes sobre o Natal. E no desenrolar da história um deles me chamou bastante atenção. O Tio Noel fala da história de Fred, o irmão do papai noel que vivia encrencado. A fim de ganhar alguns dólares foi ao Polo Norte até a fábrica do Noel para ajudar o irmão. Além de mostrar os preparativos, os duendes correndo de um lado para o outro, aplicados em terminar os presentes das crianças, o filme faz referência ao dilema familiar de que "quem vive à sombra de uma árvore grande" como era o caso de Fred.

Em resumo, para se redimir de um erro, o tio Noel tem que entregar os presentes das crianças em uma única noite para salvar a fábrica que iria fechar por causa de um vilão e trazer felicidade aos rostinhos infantis. Nesse corre-corre ao redor do mundo ele entra pelas chaminés, coloca os presentes e come as guloseimas que são deixadas a parte só pra ele. Uma tradição que não podia ser quebrada.

É véspera de natal, aquela data em todo mundo perdoa as ofensas, dá presente, faz mil promessas para o ano seguinte - Uma data que tradicionalmente uni todas  as pessoas do mundo num só propósito - O nascimento do Salvador... Ops! Tio Noel entra na casa de uma família judaica e só se dá conta disso quando vê todos sentados à mesa num jantar de Shabbat ou Chanuká. Os homens de kipá e mulheres com roupas lindas.

Tio Noel fica parado por alguns segundos como se estivesse pensando: O que eu estou fazendo aqui? Ele sorri e diz: Mazal Tov - Uma expressão usada para datas festivas de casamento, nascimento, aniversário. Mazal Tov. Repete. O dono da casa também sorri e oferece algo que está na mesa. Tio Noel aceita e come com satisfação. Experimenta outros doces como se já tivesse comido antes e dizendo o quanto são gostosos e sai de fininho sem deixar os presentes e falando alto shalom, shalom.

Esse parênteses que o roteirista abriu no desenrolar da história me fez sorrir também. Não seria esse mesmo o propósito  não só do natal, mas de todos os meses no ano? O respeito as diferenças, as crenças, as tradições do próximo? 

Alguém que mora em Israel postou uma foto no Facebook em que uma pessoa caracterizada de papai noel com sua barba branca e roupa vermelha estava em pé diante do Muro Ocidental orando a Deus. O comentário foi: "Todo mundo é bem-vindo a orar aqui". Ninguém se sentiu agredido ou ofendido. Nem mesmo os judeus que estavam ali também concentrados em salmodiar e adorar a Deus. Jerusalém - Cidade da Paz! O nome da Capital de Israel é também um convite a todos os povos que desejam harmonia e paz em seus corações.

Que neste Natal, nesta data festiva possamos nos unir uns com outros e celebrar não só o nascimento do menino Jesus em Beit LeChem (Belém de Judá), mas também a esperança de uma vida repleta de amor, paz e serenidade, uma vida de comprometimento com a paz verdadeira. E que sejamos gratos a Deus. Aí sim posso te desejar: Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Aí sim te desejo: Shalom!

Marion Vaz



Nenhum comentário:

Postar um comentário